quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Testes indicam que pratos com peixes crus são contaminados


da Folha de S.Paulo (08/02/2008)

A bióloga e nutricionista Fernanda de Oliveira Martins avaliou, para sua tese de mestrado na Faculdade de Saúde Pública da USP (Universidade de São Paulo), preparações com atum, salmão e peixes brancos crus em restaurantes de São Paulo.

Os resultados dos testes mostraram que 100% dos pratos avaliados estavam impróprios para consumo, mesmo quando atendiam aos padrões da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

De acordo com os critérios da agência, 60% das amostras seriam consideradas impróprias por conterem número maior de coliformes e bactérias do que o aceitável. Os outros 40%, apesar de aprovados, apresentaram microorganismos que podem causar doenças, mas não são citados na legislação.

Esses microorganismos foram considerados nos resultados da pesquisa porque Martins conhece casos de intoxicação alimentar no Japão por ingestão de peixes crus contaminados por eles. No entanto, não acredita que todos os consumidores correm riscos. Para ela, a intoxicação depende de cada organismo, da quantidade ingerida e do tipo de bactéria.

Foram analisados os produtos de restaurantes japoneses e não-especializados, como os por quilo, e também as condições de exposição e refrigeração dos alimentos.

link fonte: http://migre.me/5WSm
foto: http://migre.me/5XsD

Um comentário:

Sara disse...

Eu acho que é um prato que deve ter mais consideração, temos sempre a possibilidade de comê-lo, mas eu também gostaria de fazer algum dia, embora eu prefira comer em restaurantes em sao paulo